Economia Anotacoes 1
Inelástica: Epd < 1
Elasticidade unitária: Epd = 1
Elástica: Epd > 1
Neste comentário não tratarei dos cálculos, mas apenas das interpretações do resultado do cálculo da elasticidade. Existem 4 fatores que podem explicar o valor numérico da elasticidade-preço da demanda e são os seguintes:
1) Disponibilidade dos bens substitutos: bens substitutos são aqueles que podemos utilizar em lugar daquele cujo preço foi elevado e mesmo assim manter nosso nível de satisfação, em outras palavras, teremos mais opções para "fugir" dos preços altos.
Se o preço de um determinado refrigerante para festa infantil subir muito, poderemos adquirir qualquer outro dentre um grande leque de opções.
Ao contrário, se o preço da Coca-Cola subir muito, poderemos adquirir outros refrigerantes do tipo cola, mas num leque de opções muito menor, como Pepsi-Cola, Dolly-Cola, Big-Cola... eca!
Mais radical é o caso do sal de cozinha, que pela sua praticamente ausência de substituto é o mais inelástico dos bens que citei.
RESUMINDO: Quanto menor o número de bens substitutos, mais inelástica será a demanda do bem.
2) Essencialidade do bem: essencial é fácil.
Se determinado bem é considerado essencial para nós, como remédios, por exemplo, as alterações de preços para cima reduzirão muito pouco ou quase nada nossa demanda por eles.
Alguns autores consideram o caso do sal como o bem que não possui substituto e nesse caso interpretam como no item 1 mais acima. Qualquer que seja o caso (sem substituto ou muito essencial), sua demanda é inelástica à variação do preço.
Por outro lado, se o preço dos perfumes importados aumentarem muito por conta de uma nova tributação, simplesmente deixaremos de comprar ou reduziremos muito seu consumo, pois são supérfluos.
RESUMINDO: quanto maior o grau de utilidade do bem, mais