economia agraria
Sustentabilidade é um termo desenvolvido para conscientizar as pessoas, a pensarem nas futuras gerações. Tem como objetivo, a preservação dos recursos naturais para que as futuras gerações não sejam tão afetadas pelo desperdício, e má utilização dos mesmos.
Na teoria é fácil entender, porém, na pratica é um pouco diferente, há um selo de ”verde” em tudo o que se compra, mas por traz desses produtos, há grandes problemas: falta de capacitação, informação e assistência ao homem do campo, para uma produção de, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos;O manejo inadequado do solo , levando a um solo improdutivo;A aplicação incorreta de agrotóxicos, provocando a contaminação de reservatórios de agua entre outros recursos naturais.. É necessário ter planejamento, para haver um desenvolvimento sustentável, e uma conscientização de que os recursos naturais são finitos.
Q 2: principais atividades do agronegócio do Brasil e sua importância para a formação do PIB.
O agronegócio é o principal setor no Brasil, ele é quem impulsiona a nossa economia com 22 % em participação no PIB e terceiro maior exportador de produtos agrícolas do mundo. Os principais produtos para que isso ocorra são: soja carne bovina, suína e frango, produtos agroflorestais, cana de açúcar, café,milho, e laranja.
Q 4: Complementariedades e conflitos entre agricultura familiar e agronegócio.
A agricultura familiar é um setor estratégico para o desenvolvimento do país, pois é responsável por produzir mais de 70% alimentos consumidos no Brasil e ocupa quase 75% de mão de obra no campo.
O governo federal, tem planos de estruturar o setor a fim de dar ao agricultor familiar assistência técnica, financiamento e promoção de seus produtos, dando condições de sobrevivência do agricultor no campo com qualidade de vida.
O agronegócio é o principal setor da economia brasileira, e que tem maior participação do PIB. O pais