Econometria
ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE RENDA MENSAL E ANOS DE ESTUDO
JUNHO/2014
INTRODUÇÃO
Ter uma ótima renda é o sonho de todos, afinal quem não gostaria de possuir uma ótima renda pra poder gastá-la com o que quiser? Viagens, eletrônicos, eletrodomésticos, roupas, lazer e etc. Porém, sabemos que este privilégio é para poucos, e que para alcançar uma renda melhor é necessário estudar. São anos e anos de estudos necessários para se chegar em um ótimo cargo e, consequentemente, em uma ótima renda.
A tendência é de que esta relação seja positiva, pois sabemos que a capacitação e o conhecimento (know-how), são fatores determinantes na escolha de cargos que ofertam os maiores salários.
Portanto, baseado nestes processos empresariais, percebemos a necessidade de analisar se esta relação se aplica ao curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Goiás (UEG) de Itumbiara, e ao definir este tema, fomos às salas de aula e pesquisamos se esta relação teórica é válida para o curso.
A seguir, mostraremos os resultados encontrados através da utilização do modelo de regressão simples.
INTERPRETAÇÃO DO MODELO
A pesquisa proposta busca relacionar as variáveis anos de estudo (X) e renda média mensal (Y), para tanto foi proposto a utilização de um modelo econométrico que, a priori, busca apresentar o quanto a variável tempo de estudo afeta em média na renda média mensal, ao passo que busca também revelar qual a proporção desta relação entre as variáveis. Para esta pesquisa foi utilizada uma amostra de 108 observações entre os alunos do curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Goiás, campus Itumbiara. Para estimação deste modelo utilizou-se como instrumento de estimação o modelo de regressão linear simples, onde utilizou-se como método de estimação o dos mínimos quadrados ordinários.
Para tanto, esperamos que ao rodar o modelo tenhamos uma relação