econmia
O Poder se expressa nas diversas relações sócias, assim pode-se dizer que onde existe relações de poder existe politicam; por suaves apolítica si expressa nas diversas formas de poder e, pode ser entendida como apolítica relacionada ao estado. Como também, em sentido mas amplo e não menos importante a outra forma da vida social.
1.1- O poder nas relações internacionais
Os elementos do Poder
Os factores do poder variam segundo os autores. Não podem, todavia, e em caso algum, limitar-se a elementos simplesmente materiais. Em Politcs among the nations (1947), o politólogo americano Hans J. Morgenthau enumera oito: os dados geográficos, os recursos naturais, a capacidade industrial, o estado de preparação militar, a população, o carácter nacional, a moral nacional e a qualidade da diplomacia.
O poder de um Estado resulta portanto da combinação e do domínio desses critérios, e da vontade do Estado em os utilizar na cena internacional. No entanto, nenhuma quantificação exacta do poder de um país é concebível, porque, se é possível comparar o número de habitantes de dois Estados, é impossível, em contrapartida, avaliar de maneira rigorosa ou estatística, a moral nacional ou a qualidade da diplomacia. A noção de poder é, portanto, sempre relativa.
1.2- Classificação e evolução dos factores de poder
É difícil hierarquizar os elementos que contribuem para o poder. Esta hierarquia vária consoante as épocas. No entanto, se o factor militar foi muitas vezes considerado o elemento fundamental do poder, hoje o critério económico parece ter adquirido uma importância pelo menos tão grande como aquele.
Pensa-se igualmente que o poder é adquirido, mais através do saber e da tecnologia – a “matéria cinzenta” - do que pela posse de matérias-primas ou de um grande território. Um país pequeno desprovido de riquezas naturais, mas dotado de um nível de educação elevado, e que consagra uma parte importante dos