ecommerce
2.1 História Segundo Briggs e Burke (2006), as origens da Internet estão na física e nas políticas de defesa durante o período da Guerra Fria. Ela foi inicialmente estabelecida em 1968-69, com o apoio financeiro do governo norte-americano por meio da Arpa, Administração dos Projetos de Pesquisa Avançada do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, fundado em 1957 como parte da resposta do governo ao Sputnik. De acordo com Ferrari (2003), depois, com os avanços tecnológicos e as pesquisas na área, o meio cresceu e além de ser usada como estratégia de defesa, passou a ser aproveitada por pesquisadores acadêmicos de diversas universidades do país. Com o passar dos anos, a Internet foi se desenvolvendo; surgiu o World Wide Web (www), o browser foi aperfeiçoado, as interfaces das páginas ficaram mais fáceis de serem visualizadas até ela ficar da forma que conhecemos hoje. Diniz (2011) observa que a internet permite a qualquer computador conectar-se a ela e trocar informações através de pacotes de dados utilizando a família de protocolos conhecida como TCP/IP4.
A Internet é o tecido de nossas vidas. Se a tecnologia da informação é hoje o que a eletricidade foi na era industrial, em nossa época a Internet poderia ser equiparada tanto a uma rede elétrica quanto ao motor elétrico, em razão de sua capacidade de distribuir a força da informação por todo o domínio da atividade humana (CASTELLS, 2003, p.7)
2.2 Rede de dados Para Pinho (2000, p.38), “a Internet é formada pelas centenas de redes de computadores conectadas em diversos países dos seis continentes para compartilhar a informação”. A rede possui inúmeras funções, além do compartilhamento de informações. Por meio dela, é possível a expressão de opinião, a interatividade de pessoas de diferentes países, a comunicação entre as empresas e seus consumidores, pesquisas acadêmicas, entre outros. Conforme Briggs e Burke (2006), no início, tratava-se de uma rede limitada (Arpanet),