Ecologia
PROJETOS ALTERNATIVOS DE ENERGIA PARA OS SITEMAS ISOLADOS DO PAÍS
Dependendo da fonte que está sendo substituída, as emissões evitadas de um mesmo projeto se alteram. Como exemplo, o projeto de usina de biomassa de casca de arroz que substitui óleo diesel apresenta maiores valores na coluna de emissões evitadas, 77.358 tonC/20 anos, do que o mesmo projeto substituindo gás natural, 37.843/20 anos. Isto porque a emissão de carbono proveniente da queima de gás natural é menor do que a emissão de carbono proveniente da combustão de óleo diesel.
Dentre os projetos citados no quadro resumo, os que mais geram energia são os de fonte eólica no Ceará, seguidos do projeto de Usina Termelétrica a partir de Lixo
Comparativamente, o projeto que evita maior emissão é o da Usina de Biomassa de gás do Lixo em substituição ao gás natural, cerca de 3 milhões tonC/30 anos, uma vez que, na queima de metano, CH4, calculamos dois tipos de emissões evitadas: as relativas à queima do combustível fóssil gás natural, além de contabilizar a emissão evitada de metano do lixo que seria deixado a céu aberto caso não fosse usado como fonte de energia. Em termos de aquecimento global, é melhor queimar o gás do lixo, CH4, produzindo C02, do que deixar que o CH4 seja emitido. Isto deve-se a que o potencial de aquecimento global do CH4 é 21 vezes maior do que o potencial de aquecimento do C02.
De um modo geral, as taxas internas de retorno (TIRs) dos projetos que utilizam recursos da Conta Consumo Combustível (CCC) são bem mais vantajosas do que as que utilizam o MDL. A diferença de TIRs entre os projetos sem benefício algum e os projetos com benefício do MDL são ainda pequenas.
Só no caso do projeto de geração termelétrica a partir do gás do lixo é que esta observação se inverte, devido à contabilização dupla de emissões evitadas, de CH4 e CO2, que os projetos deste tipo envolvem.
Porém estes calculos foram realizados com US$ 10 / t de carbono evitada e