Ecologia
* A erosão é um processo natural de desagregação, decomposição, transporte e deposição de materiais de rochas e solos que vem agindo sobre a superfície terrestre desde os seusprincípios.Contudo, a ação humana sobre o meio ambiente contribui exageradamente para a aceleração do processo, trazendo como conseqüências, a perda de solos férteis, a poluição da água, o assoreamento doscursos d'água e reservatórios e a degradação e redução da produtividade global dos ecossistemas terrestres e aquáticos.
Entende-se por erosão o processo de desagregação e remoção de partículas dosolo ou fragmentos de rocha, pela ação combinada da gravidade com a água, vento, gelo ou organismos.
* Quando as voçorocas não são controladas ou estabilizadas, além de inutilizar áreas aptas àagricultura, podem ameaçar obras viárias, áreas urbanas, assorear rios, lagos e reservatórios,comprometendo por exemplo o abastecimento das cidades, projetos de irrigação e até a geração de energiaelétrica.
Torna-se, portanto, importante a identificação das áreas cujos solos sejam suscetíveis a esse tipo de erosão, sobretudo, em regiões onde não existem planos de conservação, bem como o estudo dosfatores e processos que possam agravar este fenômeno, visando ao btenção de uma metodologia de controle do mesmo.
* O termo intemperismo é aplicado às alterações físicas e químicas a que estãosujeitas as rochas na superfície da Terra. Intemperismo Químico – Implica em transformações químicas dos minerais que compõem a rocha. O principal agente do intemperismo químico é a água. Osfeldspatos e micas são transformados em argilas, ao passo que o quartzo permanece inalterado. Intemperismo Físico ou Mecânico – Envolve processos que conduzem à desagregação da rocha, sem que hajanecessariamente uma alteração química maior dos minerais constituintes. Os principais agentes do intemperismo físico são variação de temperatura, cristalização de sais, congelamento da água, atividades