Ecologia
Uma das formas de dividirmos a complexidade ambiental para facilitar os estudos ecológicos consiste em dividi-la em ecobiose – estuda as relações dos seres vivos com o meio abiótico (ex.: Luz, temperatura) e alelobiose – estuda as relações dos seres vivos entre si.
A Ecologia é o ramo da Biologia que trabalha nos níveis de organização acima do indivíduo, compreendendo o estudo das populações, comunidades, ecossistemas e mesmo toda a biosfera. Ao longo desta variada escala, fatores variam em muitas ordens de magnitude. Biologia molecular pode ser exercida facilmente em pequenos laboratórios, mas ecologia de comunidades requer décadas e quilômetros quadrados.
A ecologia: conceitos básicos
População: grupo de indivíduos da mesma espécie que vivem em um mesmo local e tempo com alta probabilidade de reprodução.
Ex.: botos cor-de-rosa no rio Amazonas
Espécie: conjunto de indivíduos que partilham o mesmo fundo gênico, morfologicamente semelhantes e capazes de se cruzarem entre si originando indivíduos férteis. O conceito biológico de espécie pode ser de difícil aplicação em organismos assexuados, fósseis etc. Ferramentas moleculares podem ser bastante eficazes no auxílio a classificação taxonômica.
Comunidade: conjunto interativo de populações de espécies distintas que vivem no mesmo local e tempo. Também são usados os termos Biocenose, Biota ou Taxocenose para o conjunto de espécies de um mesmo local.
Biótopo: meio físico onde vivem os seres vivos de um ecossistema (plantas, animais, microrganismos); é o local ocupado por uma comunidade biológica