Ecologia
Ecologia é uma ciência (ramo da Biologia) que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem. É uma palavra que deriva do grego, onde “oikos” significa casa e “logos” significa estudo.
As relações entre os diversos seres vivos existentes num ecossistema também influencia na distribuição e abundância deles próprios. Como exemplo, inclui-se a competição pelo espaço, pelo alimento ou por parceiros para a reprodução, a predação de organismos por outros, a simbiose entre diferentes espécies que cooperam para a sua mútua sobrevivência, o comensalismo, o parasitismo e outras.
POPULAÇÃO:
Em biologia, população é o conjunto de pessoas ou organismos de uma mesma espécie que habitam uma determinada área, num espaço de tempo definido. Ou seja, cada grupo de organismos de uma mesma espécie que vivem em uma determinada comunidade, constituem populações biológicas.
COMUNIDADE:
Todos os seres vivos de determinado lugar e que mantêm relações entre si formam uma comunidade.
ECOSSISTEMA:
O ecossistema é a unidade principal de estudo da ecologia e pode ser definido como um sistema composto pelos seres vivos (meio biótico) e o local onde eles vivem (meio abiótico) e todas as relações destes com o meio e entre si.
COMPONENTES BIÓTICOS:
São os seres vivos: animais (inclusive o homem), vegetais, fungos, protozoários e bactérias.
Os seres vivos organizam-se em três grupos distintos: produtores, consumidores e decompositores.
COMPONENTES ABIÓTICOS:
São aqueles que não têm vida: água, gases atmosféricos, sais minerais, temperatura, umidade, solo e todos os tipos de radiação.
PRODUTORES:
Os seres produtores são aqueles que conseguem captar a energia luminosa do sol (a luz) e utilizá-la para suprir suas próprias necessidades de energia sintetizando matéria orgânica, ou ainda, aqueles que conseguem sintetizar compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos produzindo energia para suprir seu próprio metabolismo. Estes seres