ecologia e ecosistema rafael
Dormência
A dormência ocorre quando mesmo, em condições favoráveis a germinação, as sementes de algumas espécies não germinam ou levam mais tempo para germinar.
Pode-se dizer que a dormência é uma tipo de adaptação das espécies as condições ambientais que elas se reproduzem, podendo ser de muita ou pouca umidade, incidência muito alta de luz, baixa temperatura e etc.
Os principais métodos para superar á dormência é:
Escarificação química: É um método feito geralmente com ácidos, que possibilita as sementes executarem trocas com o meio, água e gases.
Escarificação mecânica: É o desgaste físico a uma semente feito por uso de uma superfície áspera, é usado para melhorar a absorção de água pelas sementes.
Estratificação: Consiste em um tratamento úmido a baixa temperatura, auxiliando as sementes na maturação do embrião, trocas gasosas e embebição por água.
Choque de temperatura: É feito com alternância de temperaturas em períodos de 8 á 12 horas.
FATORES AMBIENTAIS QUE INFLUENCIAM A GERMINAÇÃO
Conhecer e controlar os fatores ambientais permite otimizar a quantidade, velocidade e uniformidade da germinação e produzir mudas vigorosas de baixo custo. Os principais fatores do ambiente que influem na germinação são: luz, temperatura, gases, água e fauna.
Luz
Existe uma ampla variação na resposta das sementes à luminosidade, a germinação das sementes de algumas espécies são afetadas pela luz, enquanto que em outras a luz é favorável, algumas germinam com grande exposição à luz, outras com pouca exposição e outras não precisam da luminosidade, algumas germinam somente no escuro, a germinação está relacionada também com a qualidade de luz.
Temperatura A germinação de cada espécie depende da temperatura e ocorre dentro de limites definidos. Há espécies que respondem bem tanto à temperatura constante como à alternada. A temperatura ótima de germinação de espécies tropicais encontra se entre 15º C