Ecologia vegetal – papel do nitrogénio nas plantas
1. INTRODUÇÃO:
O solo é a fonte primária de nutrientes para os vegetais. A fragmentação das rochas fornece os elementos que as plantas requerem, mas o tamanho e a carga elétrica das partículas do solo produzidas pela fragmentação afectam a disponibilidade de iões, água e oxigénio. (BAVEN. at al. 1992).
São os seguintes elementos químicos essenciais para o crescimento vegetal: o carbono, hidrogénio, oxigénio, potássio, cálcio, magnésio, nitrogénio, fósforo, enxofre e ferro; porém, com ajuda das técnicas melhoradas para a remoção de impurezas de soluções nutritivas, descobriram-se mais cinco elementos: o zinco, cobre, cloro, boro e molibdênio. Estes elementos são também chamados minerais essenciais, ou ainda nutrientes inorgânicos essenciais. (BAVEN. at al. 1992).
Os elementos essenciais podem ser divididos em micronutrientes e macronutrientes de acordo com a sua aderência à planta. Os Micronutrientes são assim denominados por serem requeridos em pequenas quantidades pelas plantas. Os Macronutrientes são requeridos em grandes quantidades. (BAVEN. at al. 1992).
2. OBJECTIVOS:
2.1. Geral:
Identificar o comportamento dos minerais NPK em solos tropicais
2.2. Específicos:
Descrever as principais funções dos N para as plantas
Identificar a ocorrência do nitrogeni no solo e plantas
Avaliar os seus efeitos na planta
3. METODOLOGIA:
1. Métodos:
Para a elaboração e realização do presente trabalho, recorreu-se ao método de pesquisa nos manuais disponíveis na biblioteca, consulta directa com docentes e monitores capacitados acerca, e ainda através de uma consulta pela internet.
As Funções do Nitrogénio para as Plantas
O nitrogénio (N) é o nutriente responsável para o crescimento das plantas, para a produção de novas células e tecidos. O nitrogénio promove a formação de clorofila, que é um pigmento verde encontrado nas folhas e que captura a energia do sol. A clorofila combina CO2 + H2O formando açúcares, que a planta necessita