Ecologia Resenha
Resumo
Neste trabalho apresentamos uma resenha crítica em que irá comparar a forma em que o tema Fluxo de Energia é abordado pelos autores M. Begon, C. Townsend e J. Harper no Livro Ecologia - de Indivíduos a Ecossistemas, 4º edição 2007; com os autores Eugene P. Odum e Gary W. Barret no Livro Fundamentos da Ecologia, tradução da 5º edição norte- americana 2004.
Palavras chave: Ecologia, fluxo de energia, energia.
Introdução
Foi realizada uma leitura sistemática do capítulo onde falava sobre fluxo de energia, com objetivo de examinar suas semelhanças e diferenças quanto ao tema abordado, análise da estrutura textual, clareza como o tema foi abordado, apresentação textual, o tipo de texto sendo ele: descritivo, informativo ou analítico; elementos complementares como: gráficos, figuras.
Dessa forma, pode-se fazer uma análise comparativa de como os autores abordam o mesmo tema.
Fluxo de Energia Os trabalhos de Begon (2007), e os trabalhos de Odum (2007), abordam questões a cerca da produção biótica e do fluxo de energia em sistemas aquáticos. A aplicação da teoria de Odum pode ser definida como uma didática mais simples, onde o texto é bem claro, de fácil entendimento, pois ele vem discriminando todo o conteúdo de uma maneira em que o discente ao ler seu conteúdo consegue assimilar sem a ajuda do docente, pois a apresentação textual se dá de forma clara e objetiva. Pode-se perceber com clareza que sua forma de descrever o conteúdo se dá na forma descritiva, pois a cada novo termo ele o descreve na sua forma etimológica para um melhor entendimento. Com relação aos seus elementos complementares, os gráficos e tabelas se apresentam de maneira simples, onde o aluno pode interpretar sem a legenda, apenas com seus conhecimentos básicos, mas todos os gráficos e tabelas apresentam texto explicativo.
Tomemos um exemplo citado por Odum et al. (2008, p.