ECOLOGIA MICROBIANA
O que é ecologia microbiana?
Em geral, é o estudo dos microorganismos e seus processos em vida.
Os microorganismos em geral são compostos por bactérias, fungos, protozoários e algas que possuem organelas funcionais o interior de suas cápsulas ou células.
São seres unicelulares fundamentais para a existência da vida no mais amplo sentido tanto de nível orgânico como a nível ecológico agindo intensamente no meio ambiente.
Estudos sugerem que as primeiras formas de vida foram microbianas, firmando assim a importância desses seres em nossas vidas.
Influência
Assim como nos seres humanos, microorganismos também evoluíram ao longo do tempo. No passado eles foram a principal fonte produtora de oxigênio, possibilitando a diversidade dos seres vivos.
Até hoje os microorganismos são os maiores produtores primários, ou seja, são os organismos que mais realizam a fotossíntese.
Microorganismos marinhos
Entre os microorganismos marinhos, os que se encaixam na categoria de microorganismos são plânctons que estão vulneráveis aos movimentos das águas oceânicas.
- Fitoplâncton: Vive nas zonas mais superficiais da água onde a incidência solar e maior usando-a para a sua sobrevivência. São autotróficos, pois usam a clorofila para converter a energia solar, sais minerais e dióxido de carbono em compostos orgânicos produzindo a matéria que consome e que serve para se auto construir no processo de fotossíntese.
A fotossíntese
Nesse processo a clorofila capta a energia solar, como o fitoplâncton precisa de sol a fotossíntese tem lugar apenas na camada superficial dos oceanos. Essa camada onde se encontra esse microorganismo possui uma camada de aproximadamente 100 metros de profundidade num lugar onde a profundidade pode ter 3000 metros. No fitoplâncton a energia solar é usada para quebrar a molécula de água formando o oxigênio e o hidrogênio. Esta produção chega a 98% do oxigênio existente na atmosfera terrestre.
Base da cadeia aquática
Esses