Ecologia metapopulações
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CCH
DEPARTAMENTO DE PRATICA DE ESTAGIO E PRATICAS ESCOLAR
Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura
Disciplina – Pratica de formação
Kelly R. Moreira
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA CULTURA DA PROFISSÃO
Unaí - MG
Março/2012
Kelly R. Moreira
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA CULTURA DA PROFISSÃO
Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Pratica de formação do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES.
Orientadora: MS Cléa Câmara
Unaí - MG
Março/2012
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA CULTURA DA PROFISSÃO
Iselda Terezinha Sausen Feil
Não è possível acontecer um ensino de qualidade ou uma transformação na educação, nem uma inovação pedagógica, se não houver uma melhor adequação na formação de professores. O ensino e o professor se encontram sobre fogo cruzado, trocando acusações e criticas das mais variadas formas. Os professores vivem tempos difíceis, pois começa a desconfiar da sua própria competência e sociedade cada vez mais, cobram funções que o professor durante a sua formação às vezes não foram atribuídas ou não faz parte da sua função.
A escola e o professor recebem duras criticas da sociedade atual, como se os dois fossem os causadores dos problemas , porém a participação da sociedade na renovação do debate cientifico no campo da formação de professores é indispensável. A questão da formação não limita apenas na criação de novos métodos e a treinamentos dos professores, para acontecer uma transformação educacional é preciso que os professores de sala de aula sejam co-autores efetivos de toda essa construção, melhor dizendo a revolução da educação está no resgate do professor, enquanto aprendiz e co-autor da sua própria