Ecologia de Ecossistemas
Definição de ecologia: (gr. Oikos = casa; Logos = estudo). É o estudo de todos os organismos da casa em conjunto com os processos funcionais que tornam a casa habitável. “Ecologia é o estudo da estrutura e função da Natureza”.(ODUM, 1977). Ecologia é o estudo das relações entre os organismos e destes com o ambiente, o objetivo principal desta ciência é de compreender a organização da natureza. O que é economia? (gr. Oikos = casa; Nomos = gerenciamento). Apresentam o mesmo radical e devido a isso, essas disciplinas deveriam ser companheiras, entretanto, se apresentam contrárias. Devido ao avanço tecnológico parece que cada vez menos do ambiente em que vivemos é ambiente natural. Sistemas econômicos só valorizam os produtos realizados pelo homem, esquecendo os serviços da natureza, que também beneficiam a sociedade.
Origem da ecologia: O Vocábulo Ecologia foi proposto pela primeira vez pelo biólogo alemão Ernest Haeckel em 1869. Porém, antes de 1869 muitos pensadores já haviam contribuído nesta área. As revistas de história natural da época começaram a trazer e abordar uma série de questões sobre a organização da natureza:
1. Porque existem mais espécies nas florestas tropicais?
2. Porque uma espécie aparece em um determinado local do globo e não em outro local semelhante?
3. Porque em um ambiente, algumas espécies são raras e outras são dominantes? Próximo aos naturalistas uma outra comunidade acadêmica se formava: Os taxonomistas que descreviam sistematicamente os grupos de organismos. Edward Forbes, botânico inglês, em 1864, descreveu os organismos marinhos. Karl Mobius, zoólogo alemão estudou a distribuição de plantas em diferentes habitats. Estas pesquisas mostravam que tipos parecidos de organismos inclusive os mesmos grupos de espécies tendiam a encontrar-se em ambientes parecidos. A Linha de pesquisa que iniciou a ecologia se deve a John Graunt, que em 1962 fez a análise quantitativa das estatísticas vitais das