Ecologia comunidades
MOSCAS-DAS FRUTAS (Diptera,Tephritidae) EM POMAR DE LARANJA ( Citrus sinensis )
NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ, SANTA CATARINA.
RESUMO
Análise faunística feita no município de Chapecó - SC, afim de determinar flutuação populacional e caracterizar a comunidade de moscas da fruta em pomar de laranja,relacionando o clima e fenologia da planta.Tefritídeos coletados semanalmente durante um ano com o auxílio de armadilha tipo McPhail com glicose(atrativo alimentar).
Em 55 incursões pelo pomar,capturou-se 4,606 moscas-das-frutas, pertencentes a 12 espécies e seis gêneros.
Anastrepha fraterculus foi a única espécie muito abundante, freqüente, constante e dominante, seu pico populacional se faz nos meses de fevereiro e março. Os processos de identificação foram feitas no Laboratório de Entomologia da UNOCHAPECÓ. Com os índices de diversidade, constância, abundância, requência e dominância caracterizou-se a comunidade do pomar.O índice de diversidade encontrado foi de 1,63.
Os fatores climáticos foram temperaturas mínima e máxima (ambas positivas) que tiveram correlação com a captura de A. fraterculus.Os 500 frutos de laranja foram acondicionados em laboratório, utilizando-se potes telados na parte superior e areia esterilizada como substrato,dessa forma inimizando a procriação de qualquer inseto. Palavras-chave: Anastrepha fraterculus, laranja, dinâmica populacional.
INTRODUÇÃO
Com as primeiras expedições colonizadoras, chegou ao Brasil a cultura cítrica que é originária do continente asiático,hoje somos o maior produtor de citros no mundo por conta das condições climáticas e edáficas,por isso temos um importante papel econômico e social.Porém a exportação ainda é pequena devido às exigências e normas impostas pelos países importadores.
Um dos maiores causadores desse prejuízo, conhecidas como a maior praga frutífera do país,são as moscas-das-frutas,com a oviposição e alimentação das larvas ocorre