Ecologia - Agroecologia, Educação Ambiental e Sustentabilidade
Conceitos
A Agroecologia tem como principal objetivo uma melhor interação dos sistemas de produção de alimentos com a natureza tendo em vista o relacionamento do homem com animais, plantas, micro-organismos, bactérias e etc., e destes entre si. Quer evidenciar o aproveitamento do solo de forma natural e sustentável, abordando uma produção sem a dependência de agrotóxicos, utilizando somente o ciclo natural, ou seja, utilizando a vida de um ecossistema para manter a fertilidade do solo. No entanto, a ideia da agroecologia extrapola os sistemas de produção para uma visão muito mais ampla da questão ecológica, pois trata de assuntos referentes a preservação do ambiente, da terra, da produção sustentável, dentre outros. Trata de promover um conceito que possibilite maior justiça social nos meios de produção, com sustentabilidade ecológica, sendo viável também do ponto de vista econômico. Consiste num princípio ético ecológico que implica no abandono de uma moral utilitarista e individualista, dando lugar à promoção de valores indispensáveis como justiça e solidariedade.
A Agroecologia incentiva agricultores a preservar a natureza, utilizando seus recursos de forma sustentável, acompanhada de responsabilidade social, viabilidade econômica e educação ambiental.
É um sistema de produção capaz de imitar os processos naturais, evitando romper o equilíbrio que mantém a estabilidade dos ecossistemas. O conhecimento empírico dos agricultores, passado de geração a geração, aliado a princípios e técnicas acadêmicos, ajuda na promoção dessa prática, reduzindo o uso de adubos químicos e o impacto ambiental da agricultura convencional. Isto resulta na produção de alimentos mais saudáveis e valoriza a vida do homem no campo, sua família e o seu trabalho.
A produção agroecológica ou orgânica engloba modernas ramificações e especializações tais como: agricultura biodinâmica, ecológica, natural, orgânica, sistemas agroflorestais, etc. Os sistemas desenvolvidos têm