Ecohidrologia
A ecohidrologia tem por finalidade a contribuição para uma nova abordagem nas ciências ambientais. Uma abordagem que solicita a integração entre a área da hidrologia e a área da ecologia com o objetivo de melhorar a administração dos recursos hídricos.
A água é um recurso importante tanto economicamente quanto socialmente e biologicamente. Ela causa impacto na saúde, produção de alimentos, energia, saneamento básico, indústrias entre outros setores. Sendo assim, necessita de estudos não apenas para conhecer seus processos, transformações ou propriedades, mas também sobre como preservá-la, usá-la sustentavelmente. Em outras palavras, o manejo correto do recurso hídrico requer conhecimentos hidrológicos integrados com saberes ecológicos, o que resulta na ecohidrologia.
A ecologia possui fundamentos que, quando associados ao conhecimento sobre água, mostra uma visão mais completa sobre o que ela representa para a humanidade e o mundo.
O primeiro fundamento a ser listado aqui é o princípio de redes, que expõe o fato da interconexão entre a comunidade ecológica. Os seres da natureza estão em uma “teia da vida” onde a sobrevivência depende dos relacionamentos do ser com outras coisas. Este é um conceito que se aplica extremamente bem a outro conceito encontrado na Teoria dos Jogos: Tragédia dos Comuns, que explica a dependência de seres do mesmo grupo para atingir um bem comum e o fato de que basta a não cooperação de um indivíduo para que todo o grupo ganhe menos. O segundo fundamento diz a respeito de escalas ou níveis. Os diversos elementos naturais estão dependentes entre si em níveis diferentes de organização e complexidade. Dessa forma os acontecimentos naturais, quando são observados em escalas distintas, apresentam propriedades também distintas. Um exemplo é observar o ser humano a um nível celular e a um nível social. Um acontecimento natural como uma doença terá propriedades diferentes em cada nível visto.
O terceiro princípio