Ecografia
O que é a ecografia?
É um meio complementar de diagonóstico que utiliza as propriedades dos ultrassons, nomeadamente o eco que consiste na reflexão de uma onda inscidente numa determidada estrutura, ou órgão, do organismo. Já que certas estruturas, ou órgãos, refletem mais ou menos o som, o eco permite ver as sombras produzidas pelos órgãos de um corpo.
A Ecografia permite também, através do efeito doppler, conhecer o sentido e a velocidade do fluxos sanguíneo. Por não utilizar radiação ionizante, como na radiografia e na tomografia computadorizada, é um método inócuo, pouco dispendioso e ideal para avaliar a evolução fetal.
Física que se utiliza na Ecografia
Efeito de Doppler
O efeito de Doppler pode ser utilizado no domínio dos ultrassons. Quando um feixe de ultrassons atravessa um fluxo sanguíneo, a frequência do sinal devolvido ao emissor pode ser aumentada ou diminuída, em função da direcção e da velocidade deste fluxo em relação à incidência do feixe dos ultrassons. Um movimento de um líquido para a sonda elevará a frequência de retorno, enquanto que um movimento afastando-se dela diminuir-lhe-á a frequência. A amplitude de modificação de frequência é proporcional à velocidade do fluxo sanguíneo, assim como ao ângulo do feixe de ultrassons.
Efeito Piezoeléctrico
O efeito Piezoeléctrico consiste na variação das dimensões físicas de certos materiais sujeitos a campos elétricos. O contrário (efeito piezoelétrico reverso) também ocorre, ou seja, a aplicação de pressões que causam variações nas dimensões de materiais piezoelétricos provocam o aparecimento de campos elétricos neles.
As ondas ultrassônicas são geradas por transdutores ultrassônicos, também chamados simplesmente de transdutores. De um modo geral, um transdutor é um dispositivo que converte um tipo de energia em outro. Os transdutores ultrassônicos convertem energia elétrica em energia mecânica e vice-versa. Esses transdutores são feitos de materiais