ecogeografia
Aula Nº 3 – Conceitos e
Princípios Ambientais
Objetivos da aula:
Nesta aula iremos abordar alguns conceitos que consideramos mais importantes para o desenvolvimento do curso, existem outros inúmeros conceitos que poderão ser estudados na bibliografia básica apresentada.
Consideramos importante a correta definição de alguns termos utilizados nesta disciplina, para que não haja dúvida em relação à sua aplicação, quando necessário.
Tenha uma ótima aula!
Esse modelo parte da crença de dois infinitos: o primeiro é que a Terra possui recursos ilimitados, podemos continuar a explorá-la indefinidamente, o
Aula 03 - Conceitos e Princípios Ambientais
Seria possível o desenvolvimento sustentável no sistema capitalista? A categoria “desenvolvimento” é tirada da economia capitalista, ordenada pelos mercados hoje mundialmente articulados. Ela possui uma lógica interna fundada na exploração sistemática e ilimitada de todos os recursos da Terra para atingir três objetivos fundamentais: aumentar a produção, o consumo e produzir riqueza. Essa lógica implica numa extenuação lenta mas progressiva dos recursos naturais, devastação dos ecossistemas e considerável extinção de espécies, na ordem de três mil ao ano, quando o normal no processo de evolução seria algo em torno de 300 espécies. Em termos sociais, essa mesma lógica cria crescente desigualdade social, pois ela é regida não pela cooperação e solidariedade, mas pela competição e pela mais feroz concorrência.
Contabilidade Ambiental
1. Introdução
25
Anotações do Aluno
segundo é que o crescimento pode ser infinito e sempre, ano após ano, pode apresentar índices positivos. Ambos os infinitos são ilusórios, a Terra não possui recursos ilimitados, muitos deles não são renováveis e o crescimento também não pode ser infinito e indefinido, porque não pode ser universalizado, pois como já foi calculado, precisaríamos outros três planetas iguais ao nosso.
2.