eco inter 4
-Diplomacia dólar forte
-79 a 82 aumento abrupto de juros
-82 queda de juros
-política cambial (é a própria política de valorização do dólar)
-Politica fiscal (expansionista, gastos militares e redução de impostos)
-Déficits gêmeos
-Desequilíbrios externos
Vimos que nos anos 80 essa retomada da hegemonia americana tem dois pilares principais, a diplomacia do dólar forte (retomada do valor, hegemonia do dólar) e no plano geopolítico a “diplomacia das armas” que culmina no final dos anos 80 com a queda do muro de Berlim.
A retomada da hegemonia americana se da tanto no âmbito econômico como político, contudo, centramos no nosso curso o plano econômico.
Em 79 temos o choque de juros em que atrai dólares de volta para os EUA que, por sua vez, tem a intenção de re-valorizar o dólar, logo retomar sua hegemonia. Existe uma relação direta entre a valorização do dólar e o aumento da taxa de juros. É essa combinação que atribui a essência da diplomacia do dólar forte.
Faz-se importante lembrar que essa primeira metade dos anos 80 temos em termos de política monetária dois momentos de 79 até 82 temos juros altos que é exatamente esse momento de aumento abrupto dos juros e a partir de 82 em diante temos juros em queda.
No inicio dos anos 80 temos uma política monetária bastante restritiva, por outro lado, a partir de 82 por conta da recessão econômica que vai atingir o mundo e os EUA, temos uma política monetária mais expansionista.
A política cambial associada a essa política monetária é a própria política de valorização do dólar. A idéia, portanto, era promover um choque de juros,