Eclusa
ARQUITETURA ECOLÓGICA – CERTIFICAÇÃO:
No mundo, os principais sistemas de certificação são o BREEAM (Inglaterra), HQE (França), LEED (EUA), CASBEE(Japão), GREEN STAR (Austrália), Processo AQUA (Brasil).
No Brasil, a Certificação Processo AQUA é realizada pela Fundação Vanzolini (ligada à USP) com base em critérios brasileiros e auditorias presenciais. É também promovida no Brasil, pelo Green Building Council Brasil, a certificação americana LEED, que é realizada nos Estados Unidos pelo United States Green Building Council com base em critérios americanos e análise documental.
Processo AQUA é o mais indicado para o Brasil por que o Referencial Técnico de Certificação - Processo AQUA contém critérios adaptados ao Brasil que exigem resultados de desempenho, não prescrevendo soluções de projeto pré-concebidas, esses critérios foram adaptados para a realidade brasileira pela Fundação Vanzolini e pelos professores do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP, a partir do modelo francês.
Todas as categorias de desempenho devem ser atendidas em nível Bom, Superior ou Excelente, demandando um projeto integrado, com a melhor solução global de desempenho ambiental e de conforto e saúde para o usuário para aquela localização e funcionalidade do edifício.
A Certificação - Processo AQUA é realizada 100% no Brasil pela Fundação Vanzolini, por meio de auditorias presenciais com auditores capacitados na avaliação do desempenho das construções sustentáveis e experientes na realidade brasileira.
A Fundação Vanzolini é membro fundador da Sustainable Building Alliance www.sballiance.org , representando o Brasil, ao lado do BRE (Inglaterra), CSTB (França), DGNB (Alemanha), VTT (Finlândia) e ITC (Itália), além de vários outros candidatos a membros e patrocinadores dentre os mais importantes organismos e empresas do mundo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALVA, E. N. Metrópoles (in)sustentáveis. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1997.