Eclusa
HIDROVIA DO IVAI
ECLUSA
Modelo de eclusa.
A eclusa é um reservatório em forma de caixa (câmara) que possibilita, pelo enchimento e esvaziamento, que uma embarcação transponha uma diferença de nível entre os lados de uma barragem. Feito de concreto armado, com comportas de aço nas 2 extremidades por onde os barcos entram e, como em um elevador, alcançam o outro nível do rio. A água entra e sai da eclusa por dois meios:
1. acionamento hidráulico de válvulas, de acionamento elétrico (pela rede, e ou por geradores próprios), atuam 24 horas diárias.
2. o processo de enchimento e esvaziamento é feito por gravidade (não requer motores de bombeamento). Assim que a embarcação entra na Eclusa, ela é atracada nas bóias laterais, como medida de segurança, durante o processo. O operador não iniciará ao enchimento ou esvaziamento, enquanto a embarcação não estiver devidamento atracada, evitando que a embarcação fique se chocando com as laterias da eclusa ou com outras embarcações.
Plantas da Eclusa da Barragem Três Figueiras, Mirador, no rio Ivaí
dados técnicos da eclusa em Três Figueiras
desnível 28 m
largura 17 m
comprimento 148 m
volume do enchimento 50.000 m³
tempo de enchimento 10 minutos
planta escala 1:5000
Vista superior da eclusa (clique na foto para ampliar)
circuito hidráulico
como funciona gráfico do funcionamento de uma eclusa
fonte:http://www.ahitar.com.br/site/modulos/atividades/eclusa/eclusa.php
1 - a porta inferior e as válvulas de esvaziamento são fechadas. as válvulas de enchimento ficam abertas até que o nível da eclusa alcance o nível de montante. só então a porta superior é aberta para que a embarcação possa entrar. A água que está ao longo da represa vem através de 2 grandes tubos, chamados de aquedutos (tubulações embutidas nos paredões da Eclusa, que ligam a parte de cima da barragem com a parte de baixo da Eclusa, e vice-versa, são vedados com comportas e