Eclipses e fases da lua
Por isso o eclipse lunar só pode ocorrer quando coincidem a fase de Lua cheia e a passagem dela pelo seu nodo orbital. Este último evento também é responsável pelo tipo e duração do eclipse.
ECLIPSE SOLAR
Um eclipse solar assim chamado, é um raríssimo fenômeno de alinhamentos que ocorre quando a Lua se interpõe entre aTerra e o Sol, ocultando completamente a sua luz numa estreita faixa terrestre. Do ponto de vista de um observador fora da Terra, a coincidência é notada no ponto onde a ponta o cone de sombra risca a superfície do nosso Planeta.
▪ O eclipse solar parcial: somente uma parte do Sol é ocultada pelo disco lunar. ▪ O eclipse solar total: toda a luminosidade do Sol é escondida pela Lua.
DIFERENÇAS ENTRE O ECLIPSE LUNAR E SOLAR
Eclipse lunar ocorre quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, e, por conseguinte, só pode acontecer na Lua Cheia. Eclipse solar ocorre quando a Lua fica entre o Sol e a Terra e, por conseguinte, só pode acontecer na Lua Nova. Os eclipses não ocorrem todos os dias por uma razão muito simples: o plano da órbita da Terra em torno do Sol não é o mesmo da órbita da Lua em torno da Terra. Se fosse o mesmo, então todo mês assistiríamos dois eclipses, um do Sol e outro da Lua. O eclipse solar é mais raro que o lunar.
Fases da Lua ▪ Lua Nova - a face iluminada pela Lua é a oposta àquela observada da Terra. Por isso, visualizamos a Lua um pouco apagada. ▪ Lua Crescente - observamos da Terra apenas uma parte da face iluminada. ▪ Lua Cheia - o Sol ilumina totalmente a face voltada para a