Eclipse Solar Anelar
- O que é:
Esse fenômeno é raro, é um tipo de eclipse solar, onde o Sol a Lua e a Terra se alinham, deixando um anel brilhante de luz visível nas bordas do Sol, isso ocorre porque a Lua não bloqueou totalmente o Sol, devido à distância da Lua e Terra ser a maior alcançada, conhecido como Apogeu.
- Como acontece:
Embora o Sol seja cerca de 400 vezes maior que a Lua, também se encontra cerca de 400 vezes mais afastado. Do nosso ponto de vista o diâmetro angular da Lua o do Sol no céu é praticamente o mesmo - cerca de 0.5º. É por esta razão que a Lua parece "caber" perfeitamente no disco solar durante um eclipse total, tapando o brilhante disco, permitindo ver a atmosfera exterior do nossa estrela, a chamada coroa ou corona solar, durante os preciosos momentos de totalidade.
Mas a órbita da Lua em torno da Terra é uma elipse e não um círculo, por isso o diâmetro angular aparente da Lua aumenta e diminui a cada mês ± 7%. A órbita da Terra em torno do Sol também é uma elipse, o que também implica uma variação no diâmetro angular do Sol de ± 2% num ano.
- Porque são raros:
Porque o eclipse anelar do Sol apenas acontece quando há o apogeu lunar, ou seja, quando a Lua esteja o mais distante possível da Terra, e o apogeu lunar é um fenômeno raro.
Fontes: http://astronomiareal.blogspot.com.br/2012/05/o-que-e-eclipse-anular.html http://www.astro.up.pt/caup/eventos/2005Out03/ciencia.html
https://www.youtube.com/watch?v=c18YM4deHw8