Eclipse Lunar e Solar
Neste trabalho será abordado em geral o tema eclipse solar e lunar. Dentro desse tema, terá explicações gerais sobre o que é uma eclipse solar e lunar, quando elas ocorrem, quais seus tipos e figuras demonstrarão cada fase delas.
O que é eclipse?
Em termos gerais podemos dizer que um eclipse é o obscurecimento ou ocultação de um corpo celeste por um outro corpo celeste relativamente a um observador. Normalmente quando falamos sobre eclipses, falamos de eclipses do Sol ou eclipses da Lua, pois são aqueles que são mais evidentes. Porém existem outros tipos de eclipses, como por exemplo aqueles que acontecem em sistemas binários de estrelas, quando uma das estrelas passa “em frente” da outra (do nosso ponto de vista), diminuindo o brilho do sistema binário. Chamamos a estas estrelas de binárias eclipsantes.
Eclipse Lunar
O eclipse lunar (ou eclipse da Lua) ocorre quando temos o Sol, o planeta Terra e a Lua alinhados, com a Terra entre o Sol e a Lua. A Terra projecta “atrás” de si uma sombra e a Lua ao passar pela sombra fica obscurecida. O eclipse da Lua ocorre sempre quando a Lua está na fase de Lua cheia, pois aí temos a Terra entre o Sol e a Lua, estando estes três alinhados. Mas então porquê que quando acontece a Lua cheia não se dá sempre um eclipse lunar? Isto acontece porque a órbita da Lua em volta da Terra tem uma inclinação em relação à órbita da Terra (eclíptica) em volta do Sol. Conforme dito anteriormente essa inclinação é de cerca de 5°. Na maioria das vezes, quando chegamos à Lua cheia, a Lua passa “por cima” ou então “por baixo” da sombra da Terra devido a essa inclinação da órbita. Para que o eclipse da Lua ocorra, é necessário que quando se der a Lua cheia, a Lua esteja no mesmo plano (ou muito aproximado) da eclíptica, para assim a Lua poder entrar na região da sombra do nosso planeta.
Existem três tipos diferentes de eclipses da Lua: total, parcial e penumbral.
Eclipse total da Lua acontece quando a Lua entra totalmente na