ecesiastes
453 palavras
2 páginas
12.8 — O estribilho de vaidade — a brevidade da vida - e repetido neste versículo. E possível que o livro terminasse, originalmente, com estas palavras.12.9 — No principio do livro de Eclesiastes, o pregador fala de sua busca pela sabedoria (Ec 1.12— 2.26). E possível que agora ele esteja falando de si próprio na terceira pessoa (como em Ec 1.1,2). Provavelmente foi algum editor, guiado pela mão de Deus, que escreveu essas qualificações sobre Salomão, assim como Josué ou algum outro editor escreveu uma avaliação de Moises sob a influencia do Espirito de Deus (Dt 34). Os três verbos que descrevem a atividade de Salomão — e atentou, e esquadrinhou, e compôs — também podem ser traduzidos como pesou, examinou e arrumou.
12.10 — O pregador devota um cuidado especial as palavras, para que sejam agradáveis — palavras de graça — e palavras de verdade. A verdade a que se refere neste texto e a verdade revelada por Deus.
12.11 — Como a espora incita o animal a seguir no caminho certo, assim também farão as palavras de Eclesiastes se forem bem compreendidas. N este versículo, os pregos bem fixados são os mesmos em 2 Crônicas 3.9 e Jeremias 10.4. Trata-se de ganchos nas tendas onde as famílias penduravam as roupas e os utensílios domésticos necessários no dia-a-dia. Nesta passagem, eles representam estabilidade e perspectiva a vida. Costumava-se equiparar os reis a pastores. Neste sentido, Salomão esta dizendo que a fonte de suas ideias e Deus, o Pastor de Israel (SI 80.1), o único Pastor.
12.12 — Vários outros livros podem deixar seus leitores cansados. Estudar Eclesiastes com afinco terá o efeito contrario, ja que ele instrui, alerta e exorta os que o leem.
12.13 — Temer a Deus e um dos grandes temas de Eclesiastes e da literatura de sabedoria no Antigo Testamento. Temer a Deus implica obedecer- lhe a Ele com respeito, reverencia e admiração, servir-lhe com atitudes puras e afastar-se do mal e da adoração a qualquer outra coisa em Seu universo. As palavras guarda os