Ecclesia In America
Esta exortação apostólica desenvolvida por João Paulo II, foi escrita em ocasião ao quinto centenário da evangelização na América, esta comemoração nos conscientiza da vontade em que o Senhor tem para que seja anunciado seu Evangelho, é um dom de Deus, mas não só isso, nos mostra a responsabilidade de uma nova evangelização. A lembrança do chamado de Cristo para a América à fé é um desejo de partilhar com toda a sociedade e habitantes americanos, esta alegria e todos os dons partilhados nos 500 anos da Igreja peregrina na América.
A realização deste encontro sinodal, foi proposto por João Paulo II em São Domingo, para que as Igrejas particulares com seus pastores, tratassem dos problemas e da justiça entre todas as nações da América, que se realizou de 16 de novembro à 12 de dezembro de 1997, no Vaticano. O tema desta Assembleia manifesta a pessoa de Jesus Cristo como centro, que convida à conversão, comunhão e solidariedade na América, como objetivo principal, o Papa ressalta a unidade do Continente, devido a suas diversas formas e povos ele nos convida a tratar com particularidade a América, como sinal deum vínculo fraterno em comunhão com Cristo. Junto com as Assembleias Episcopais Continentais, o Papa relatou o chamado a uma Nova Evangelização, nova no sentido de métodos, expressão entusiasmo.
Exortação Apostólica Pós-Sinodal
No primeiro e no segundo capítulo da exortação apostólica, o Papa nos apresenta o encontro pessoal com Cristo na América de hoje, que fará em nossa evangelização um verdadeiro fruto de comunhão, solidariedade e conversão, continuando em nossas terras americanas o mandato de Jesus Cristo para anunciar a todos os povos o Evangelho, com a certeza da presença do Senhor em nosso meio, onde Ele mesmo nos diz: “Eis que estou convosco até o fim dos dias...”
Os evangelhos narram numerosos encontros de Jesus com homens e mulheres de sua época, e como forte e principal característica desse encontro é um autêntico processo