ECAE
A cultura do docente parece vincular a defesa de sua autonomia e independência profissional causando o isolamento, ausência de contraste e cooperação.
Mal entendida a autonomia profissional induz o professor na sala de aula a se sentir longe das pressões com autoridade para governar.
O isolamento se distingue em três classes:
* Isolamento psicológico: A insegurança pessoal ou medo da crítica faz o docente se recolher da sua sala de aula. Somente com a ajuda dos colegas podem procurar o apoio que necessita para a saída da insegurança profissional.
*Isolamento ecológico: Reforça o isolamento do docente e dificulta tanto na comunicação, como na colaboração.
* Isolamento adaptativo: Estratégia pessoal para encontrar o próprio espaço de intervenção e preserva-lo de influencias prejudiciais.
Os docentes conscientes e criativos se refugia no isolamento de sua sala de aula como uma estratégia adaptativa para desenvolver sua intervenção pedagógica.
O isolamento do docente tem consequências prejudiciais, tanto para desenvolvimento profissional como para prática educativa.
Tati
A competitividade e a balconização "Fracionamento de uma unidade", mais uma forma de manisfestação da cultura escolar individualista e sem nenhuma solidariedade, tanto entre professores quanto entre alunos.
É uma consequência inevitável da transformação do rendimento acadêmico nas escolas.
O clima de relações sociais são nitidamente desempenhado na escola pela caracteristica de sua cultura, tanto explicita quanto oculta, a rivalidade é estendida a todos.
As atitudes e os comportamentos, tanto sociais quanto acadêmicos, não pode-se se pressumir que sejam gerados na escola como consequência de um desejo natural de aprender ou se comunicar.
A fragmentação disciplinar do currículo gerou na universidade e no ensino médio, o fenômeno denominado balcanização e