ECA - Estatuto da criança do adolescente
Considerando-se a adolescência entre os 10 e 25 anos podemos dividi-la em três fases: fase inicial (entre os 10 e 15 anos); fase intermédia (entre os 15 e 18 anos); fase final (desde o final do ensino secundário até à entrada de um ou mais papeis adultos).
Sendo a fase da adolescência marcada por características específicas são de salientar a existência de várias mudanças a nível biológico, cognitivo, social e emocional que originam desafios, transições, crises e necessidades que, com a sua superação/desenvolvimento de uma progressiva maturidade, darão origem à construção da identidade do adolescente.
Os problemas que forem surgindo nesta fase surgem como formas de adaptação e, segundo Erikson, para se atingir uma identidade madura esta deverá basear-se em crise/exploração e comprometimento.
Como características que permitem descrever um adolescente refiro como fundamentais: egocentrismo, imaturidade, instabilidade, confusão, despertar para novas realidades, busca acentuada de autonomia, forte necessidade de reconhecimento e aceitação, idealismo, utopia, entusiasmo, criatividade, ingenuidade, embrião para uma nova identidade, adopção das influências dos pares.
Para isso identifico como prioritário a criação de actividades que minimizem a insegurança, incentivem a partilha e responsabilidade, assim como promovam a autonomia, sendo importante ocupa-los em actividades saudáveis em que, ao mesmo tempo, possam conviver e consciencializar-se e interiorizar-se dos problemas a que estão sujeitos, tomando conhecimento das consequências e efeitos negativos para a saúde resultantes da tomada de más decisões e, ao mesmo tempo, estarem distraídos e envolvidos.
A adolesc ênc ia c arac teriza- se por ser a fase de transiç ão entre a infânc ia e a juventude. É uma etapa extremamente importante no desenvolvimento, c om c arac terístic as muito próprias.
ASPECTOS FISICOS E PSICOSSOCIAIS NA ADOLESCENCIA
Os aspectos