EC 03 Street Bike
Centro Universitário Carioca
SIMULAÇÃO EMPRESARIAL – PROF.ª ROSANGELA ALVES
ESTUDO DE CASO 3 – STREET BIKE S.A.
A Street Bike S.A. é uma empresa metalúrgica extremamente familiar. Sua antiga razão social – Metalúrgica Cascata – foi mudada pelo fato de nos últimos 15 anos ter diversificado sua produção. Inicialmente, foi importante fabricante de implementos agrícolas e chegou a ter uma boa participação no mercado. A qualidade de seus produtos sempre pôde ser testada; foi, inclusive, detentora de prêmios de qualidade por parte de fabricantes de tratores.
Dificuldades da economia fizeram com que acontecesse uma mudança em suas linhas de produção. Pela disponibilidade de equipamentos e aproveitando o momento, iniciaram a produção de bicicletas de cinco e de dez marchas e de motonetas de pequena cilindrada. Todos esses produtos são fabricados com tecnologia italiana.
Durante muitos anos foi líder de mercado, chegando a ter 60% de participação no segmento de bicicletas e de 42% no de motonetas. Nos últimos seis anos, por problemas internos, deixou de ser pioneira, e sua participação no mercado interno de bicicletas caiu 20% e no de motonetas, 12%. A empresa nunca exportou seus produtos.
Essa brusca queda iniciou um processo de busca de soluções para a retomada de mercado. Os diretores, sucessores dos fundadores, resolveram abrir a empresa e contrataram alguns profissionais de carreira para os cargos de direção. A harmonia entre os executivos contratados e os da família parece ser muito boa. Dificilmente existem divergências.
Nas reuniões da direção, vários fatores foram apontados como sendo responsáveis pela queda no ranking. Entre eles podemos citar:
A liberação das importações, com alíquotas de impostos reduzidas, nesse ramo numa competição desigual e com produtos de alta qualidade e baixo preço;
A rigidez do Código de Defesa do Consumidor. Esse fato, a princípio, não pareceu preocupar a direção, mas com o passar do tempo tal