Ebook
Os formatos mais comuns de Ebooks são o PDF e HTML. O primeiro necessita do conhecido leitor de arquivos Acrobat Reader ou outro programa compatível, enquanto que o segundo formato precisa de um navegador de Internet para ser aberto.
Por ser um dispositivo de armazenamento de pouco custo, e de fácil acesso devido à propagação da Internet nas escolas, pode ser vendido ou até mesmo disponbilizado para download em alguns portais de Internet gratuitos.
Origem e evolução
Foi inventado em 1971quando Michael Hart digitou a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. Hart foi também o fundador do Projeto Gutenberg, o mais antigo produtor de livros electrónicos do mundo. * 1971: Michael Hart lidera o projecto Gutenberg que procura digitalizar livros e oferece-los gratuitamente. * 1993: Zahur Klemath Zapata registra o primero programa de livros digitais. Digital Book v.1, DBF. * 1993: Publica-se o primeiro livro digital: Do assassinato, considerado uma das belas artes, de Thomas de Quincey. * 1995: Amazon começa a vender livros através da Internet. * 1996: O projecto Gutenberg alcança os 1.000 livros digitalizados. A meta é um milhão. * 1998: São lançados ao mercado os leitores de livros electrónicos: Rocket ebook e Softbook. * 1998-1999: Surgem sítios na Internet que vendem livros electrónicos, como eReader.com e eReads.com. * 2000: Stephen King lança seu romance Riding Bullet em formato digital. Só pode ser lído em comutadores. * 2002: Os editoriais Random House y HarperCollins começan a vender versões electrónicas dos seus títulos na Internet. * 2005: Amazon compra Mobipocket na sua estratégia sobre o livro electrónico. * 2006: Acordo entre Google en a Biblioteca Nacional do Brasil para digitalizar 2