Ebola Sociologia
Antes de começar a falar sobre precisamos sabe o que é ebola
Ebola é uma doença causada por um vírus de mesmo nome, e seu principal sintoma é a febre hemorrágica, que causa sangramentos em órgãos internos. O vírus é nativo da África, onde surtos esporádicos ocorrem ao longo de décadas.
Prevenção:
Em primeiro lugar, é importante destacar que o Ebola é um vírus (EVE) altamente contagioso que provoca uma febre hemorrágica viral e que acaba sendo altamente mortal, com uma taxa de letalidade entre os 50 e 90%. Até ao momento, a maior parte dos casos aconteceram na África Central e Ocidental, particularmente em aldeias próximas da selva tropical.
Esta doença transmite-se aos humanos e primatas através de alguns animais selvagens, considerando os morcegos frugívoros (Pteropodidae) como os principais responsáveis pelo aparecimento do Ebola.
Os sintomas do Ebola são muito parecidos aos de outras patologias infecciosas como por exemplo a cólera, a febre tifóide, etc. No entanto, é importante saber que atualmente não existe tratamento para curar o Ebola, tal como não existe nenhuma vacina para prevenir esta infeção, por isso a prevenção é fundamental.
Também será necessário que saiba como se transmite o vírus do Ebola para que evite todas as possíveis formas de contágio.
Assim sendo, se viajou para alguma região africana, especialmente para países como a República Democrática do Congo, Serra Leoa, Guiné, Uganda ou Libéria, deverá prestas especial atenção a um possível contágio de Ebola. É por isso, que caso padeça de algum possível indício, deverá visitar um médico.
Além disso, as pessoas que estão ou estiverem em contato com animais selvagens (sobretudo morcegos e primatas) deverão ter em conta que o risco de contágio é maior. Desta forma, devem usar luvas e demais elementos de proteção na hora de manipular animais.
Também será fundamental que produtos como a carne e sangue destes ditos animais sejam cozinhadas e