EBD MISSOES
A razão para essa tentação eram as grandes perseguições que judeus convertidos ao cristianismo enfrentavam no século primeiro, se um judeu aceitasse a cristo ele podia passar por aquilo que Paulo passou: Prisão, apedrejamento, expulsão da cidade, ser chicoteado, assediado, vilipendiado, caluniado, ameaçado, e quem mais perseguiu os cristãos judeus, eram os próprios judeus, porque eles entendiam que Jesus era um impostor, um falso messias, e que representava uma ameaça para a religião deles, que era uma religião distorcida, uma interpretação distorcida da religião que Deus revelou a Moisés.
1º perseguiram Jesus, mataram Jesus, depois perseguiram os discipulos apóstolos, mataram alguns discípulos, principalmente ao Judeu que havia se convertido ao cristianismo.
Então a tentação era muito grande para quem era perseguido dessa maneira, de voltar atrás, de negar a cristo, nós sabemos que no inicio do cristianismo houve muitos mártires, muitos lançados aos leões, queimadas vivas, foram mortas a espada como Paulo.
Pessoas que ficaram até o fim e não negaram a fé em Jesus cristo, mas essa não é a verdade toda, muitos que se tornaram cristãos diante da ameaça e da perspectiva da morte eles negavam a Jesus para ficarem com vida, renunciavam a Jesus para se livrarem da prisão dos leões, da fogueira e da espada.
Então o desvio do evangelho era um perigo e possibilidade muito real nessa época. Hoje em dia vemos muitas pessoas se desviando do evangelho não por causa de perseguições, mas por outros motivos que na verdade não são motivos, mas no século primeiro haviam razões muito forte que eram perseguições, nem todo mundo tinha disposição pra morrer por causa do evangelho ou ver sua família sofrer por causa do evangelho. E a tentação de voltar atrás era muito grande.
AUTOR: Judeu cristão, não sabemos