Eas -
ESTUDO AMBIENTAL SIMPLIFICADO - EAS
I. OBJETO DE LICENCIAMENTO
Área rural ocupada com o plantio de espécie arbórea classificada como Pinus taeda. Sendo:
Localização do Imóvel: Localidade de Linha Perdizes
Denominação do imóvel: Fazenda Santa Rosa
Município: Água Doce – SC
Matrícula nº: 5.780
Comarca: Joaçaba - SC
Proprietário: Orlando Covolan Jr.
Detentor do Projeto: Adami S/A - Madeiras
Área do Projeto: 162,00 hectares
II. JUSTIFICATIVA
Um pequeno histórico deve ser levado em consideração quanto à escolha da espécie plantada em reflorestamentos utilizada atualmente pela empresa Adami S/A Madeiras.
A atividade com plantios de florestas produtivas iniciou-se da década de sessenta, com sementes de Pinus spp oriundas do mercado externo. Dois gêneros, Pinus elliottii e Pinus taeda adaptaram-se à região Sul, e foram introduzidos visando sua utilização para a fabricação de papel naquela oportunidade, e também aos incentivos fiscais fornecidos pelo Governo Federal para quem tivesse por objetivo a produção de florestas. Com o passar dos anos, trabalhos de melhoramento genético foram desenvolvidos nos gêneros utilizados, o uso industrial, as análises criteriosa em relação a incrementos médios e corrente anuais, a forma, a espessura de galhos e demais características físicas e mecânicas da madeira, definiram o Pinus taeda como a melhor opção para plantios comerciais. Hoje, o mercado disponibiliza sementes oriundas de pomares de sementes clonais em quantidades suficientes para plantios em larga escala.
Atualmente a madeira de Pinus possui grande aceitação no mercado internacional, apresentando diversas alternativas nos processos industriais, servindo como matéria prima para fábricas de embalagens, palete para movimentação de cargas, móveis, painéis, faqueados e laminados, e grande variedade de componentes para a construção civil. O setor de base florestal no