Eap - estruturas e administração de processos
ESTRUTURA E ADMINISTAÇÃO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS
ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
2.4. Crescimento e Desenvolvimento Organizacional
Organizações pequenas e bem sucedidas tendem a crescer, e este crescimento traz consigo uma maior burocratização e redução da flexibilidade da organização. A continuidade do crescimento ou a sobrevivência vão depender do quanto a organização consegue se beneficiar das vantagens do tamanho, mantendo alguns de seus pontos fortes da época em que era pequena.
A organização passa por diferentes tipos de crises durante seus crescimento. Segundo Greiner (1967) uma empresa industrial passa por cinco fases, a saber:
Fase 1. Criatividade
O nascimento e o desenvolvimento inicial de uma organização caracterizam-se pela ênfase em criar um produto e um mercado como os seguintes aspectos :
* os fundadores da empresas são em geral orientados para a tecnologia e para o mercado, mas pouco orientados para a atividade gerencial.
* a comunicação entre a Alta administração e os empregados é frequente e informal.
* o trabalho intenso é recompensado por baixos salários e promessa de participação nos resultados da empresa.
* o controle de atividades é feito com base na receptividade do cliente ao produto.
Quando o número de empregados aumentar, será difícil manter o mesmo estilo informar de administração,originando uma crise de liderança, que pode ser solucionada com a adoção de um estilo mais autoritário de gerência apoiado por normas e procedimentos.
Fase 2. Direção
O estilo gerencial originado na fase 1 geralmente leva a organização a um período de crescimento e evolução com as seguintes características:
*departamentalização funcional, separando as atividades de produção das de marketing;
*sistema de contabilidade para compras e controle de estoques são criados;
*sistemas de incentivos e orçamentos são adotados;
*comunicação fica mais formal;
*a direção é feita pelo gerente geral e