EAP - Equipes de Alta Performance
Resumo
O intuito do trabalho é apresentar como formar uma equipe de alta performance, para que seja possível a elaboração de trabalhos de maneira mais eficaz, métodos de motivação, e modelos de reconhecer se você possui uma equipe de alta performance.
Palavras-chave: Equipe, alta performance, líder, produtividade, liderança.
1. Introdução
No mundo em que vivemos hoje, cooperar e trabalhar em equipe deixou de ser uma opção e passou a ser questão de sobrevivência, tanto no ambiente organizacional como na vida em geral. Teoricamente, com os meios de informações existentes nos dias de hoje, não seria difícil montarmos uma equipe de alta performance, no entanto um grande problema que pode ser identificado é a falta de identificação do profissional com a empresa, antigamente víamos a pessoa ficando 10, 20, 30 anos na mesma empresa, hoje isso mudou. Para que se obtenha uma equipe de alta performance, não existe hoje mais espaço para o antigo chefe, hoje a pessoa tem que ser um líder, saber motivar, saber cobrar, ter discernimento frente aos seus comandados. É necessário que cada pessoa seja tratado com individualidade, desde o momento de seu primeiro treinamento até o passo em que esta pessoa assuma um cargo de liderança, toda equipe de alta performance passa por um período de maturação, porém após atingido o objetivo de performance desta equipe, podemos observar a diferença que a mesma terá frente outras equipes. Um bom cenário para acompanharmos este tipo de evolução é o das instituições financeiras, onde atualmente todas oferecem os mesmos produtos e os mesmos serviços, o que diferencia é a qualidade no atendimento, o espírito da equipe, afinal, emprestar dinheiro e vender capitalização qualquer um pode fazer, porém não com a mesma qualidade de que seria feito por uma equipe de alta performance.
2. O INDIVÍDUO Para melhor compreendermos o trabalho em equipe, é necessário identificarmos o seu elemento chave, que é o