Eagleton
A TEORIA DA LITERATURA SEGUNDO TERRY EAGLETON.
Resenha crítica apresentada na disciplina de Teoria da Literatura I na Universidade de Pernambuco com o objetivo de avaliar a obra de Terry Eagleton.
Professor: Jacinto dos Santos.
Nazaré, março de 2014.
A TEORIA DA LITERATURA SEGUNDO TERRY EAGLETON.
EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura: Uma Introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1997. 88 p.
“Teoria da Literatura” de Terry Eagleton trata do estudo da literatura desde os estudiosos do século XVII, até os pós-modernos das últimas décadas. No livro o autor insere a literatura como escrita imaginativa, essa, que a casa instante vem sofrendo observações, que no decorrer de um momento, o que era fixão passa a ser compreendido como realidade, ou não dependendo do contexto.
A hipótese levantada em questão na obra é a de que não existe uma “teoria literária” no sentido de um corpo teórico que se origine da literatura, ou seja, exclusivamente aplicável a ela. Eagleton discute também o que vem a ser a literatura e o porquê de algumas obras literárias serem literaturas e outras não: “Alguns textos nascem literários, outros atingem a condição de literários, e a outros tal condição é imposta”.
A caracterização literária delineada pelo autor começa a ser considerada que “Muitas tem sido as tentativas de definir literatura”. É possível, por exemplo, defini-la como a escrita ‘imaginativa’, no sentido ficção. Escrita que não é totalmente verídica. Mas se refletirmos, ainda que brevemente, sobre aquilo que comumente se considera literatura veremos que tal definição não procede.” “A distinção entre fato e ficção , portanto não parece nos ser muito útil, e uma das