EAD1 VitóriaOliveira
346 palavras
2 páginas
Resenha crítica'Ciência e conhecimento científico', Marconi & Lakatos
Vitória Oliveira Nascimento
Ciência e conhecimento científico
Nesse capítulo do livro, é abordado formas de conhecimento popular, científico, filosófico e religioso, e como esses temas se relacionam. Após uma análise feita pelo os autores, é notável as diferenças entre os conhecimento científico e popular, a quais são identificadas pela forma de uso e no que faz de conhecimento. O conhecimento popular é superficial (de acordo com a aparência), sensorial (depende da vivência, emoções) e subjetivo (conforme os sentimentos da pessoa). Segundo os autores, o conhecimento científico é real, pois lida com fatos ordenados de maneira lógica e conexa, pois a ciência não trabalha com hipóteses, pois hipóteses não são comprovadas. É também considerado verificável (pode ser testado) e falível (está em constante evolução).
Temos como exemplos de conhecimento popular: dizem que ao colocar a bolsa no chão atrai a falta de dinheiro ou que quando o céu fica vermelho ao entardecer significa que vai fazer frio.
Como exemplos de conhecimento científico: afirmam se que todo corpo em queda livre cai com a aceleração da gravidade ou o ouvido humano consegue ouvir frequências entre 20 e 20.000 hz.
A respeito do conhecimento filosófico, é descrito no capítulo como esforço da razão pura em questionar problemas do próprio ser humano. Ou seja, procura conhecer as causas reais dos fenômenos, não as causas próximas, como fazem as ciências particulares, mas as causas profundas e remotas de todas as coisas (a origem das coisas). Segundo os autores, o conhecimento filosófico não é inerte, pois seus objetivos não podem ser verificados nem confirmados, porém é racional, por ter consistência lógica. Já o conhecimento religioso, é considerado indiscutível por serem provindo da divindade, é um conhecimento sistemático do mundo e suas evidências não são comprovadas. É um conjunto de verdades que os homens chegaram, não com o auxílio