Ead recursos tecnológicos, videoaula e webconferência.
Neste estudo vamos abordar as principais características dos recursos tecnológicos de Videoaula e Webconferência aplicados ao ensino à distância e a situações de trabalho a distância.
Vamos abordar o processo de criação dos mesmos e a sua correta forma de utilização, bem como apresentar suas vantagens e desvantagens no que se refere a sua aplicação prática levando em consideração o contexto socioeconômico atual.
Videoaula.
Videoaula é a produção de um material que foi formatado previamente para que o mesmo possa ser reproduzido posteriormente. No nosso caso especifico temos o exemplo dos vídeos gravados pelos Professores Autores que estão normalmente disponíveis como introdução aos módulos.
Outro exemplo de videoaula que podemos citar é o muito conhecido Telecurso 2000 da Fundação Roberto Marinho. O Telecurso 2000 é uma tecnologia educacional, reconhecida pelo MEC, oferecendo escolaridade básica de qualidade a quem precisa. No Brasil, ele é utilizado para a diminuição da defasagem idade-ano, educação de Jovens e Adultos (EJA) e como alternativa ao ensino regular em municípios e comunidades distantes.
As videoaulas nos dias de hoje tem a vantagem de poderem ser utilizadas em diversas plataformas, podendo ser transmitidas por satélite, enviadas por um CD gravado, disponibilizadas para download, ou transmitidas via internet, sendo o exemplo mais clássico o site “Youtube” (www.youtube.com), onde encontramos diversas videoaulas disponíveis, dentre outras formas.
Porém cabe lembrar que uma videoaula, direcionada para o ensino EAD, não pode ser apenas uma simples gravação, ela precisa ser elaborada com um princípio pedagógico necessitando de atividades de roteirização, estruturação didática das cenas, precisa conter elementos audiovisuais enriquecedores e enquadramento de câmeras adequado. Tudo isso faz com que apesar dos muitos recursos disponíveis tornem esta produção um custo elevado para que se possa