EAD Estatistica
(a) Como o resultado das pesquisas eleitorais influencia a eleição?
As pesquisas eleitorais têm influência direta e indireta no resultado das eleições. Elas projetam cenários, indicam possibilidades, produzem informação, e, com isso, geram expectativas - mas não adivinham o futuro, ainda que ajudem a definir seus rumos.
Criadas há muito tempo atrás, elas já fazem parte da cultura eleitoral brasileira e influenciam os indecisos, os mais voláteis e os que não entendem dos acontecimentos políticos.
A mídia, por sua vez, passou a deter papel relevante nas campanhas, em função da sua capacidade de intervenção na esfera política e na formação da opinião pública e passou a divulgar as pesquisas eleitorais favoráveis às suas opções políticas, muitas vezes passando informações duvidosas à população.
(b) Qual sua opinião sobre a credibilidade das pesquisas eleitorais? *Use as pesquisas e os resultados das eleições de 2014 para expressar sua opinião e comente sobre as pesquisas eleitorais:
Esquecendo-se das brigas políticas no cenário brasileiro e dos institutos de pesquisa desleais (que aceitam propina) e pensando somente na métrica utilizada para produzir uma pesquisa eleitoral, acredito que fazê-la em nível nacional, envolvendo a intenção de voto de todo o eleitorado brasileiro seja totalmente inviável. Por isso, a pesquisa eleitoral tem-se que ser realizada com uma amostra.
Como o intervalo entre uma pesquisa e outra é curto, a amostra muitas vezes, possui uma margem de erro alta, ou um intervalo de confiança baixo, gerando uma pesquisa sem resultados confiáveis. Foi o que aconteceu nas Eleições Presidenciais de 2014, onde a margem de erro e deixou toda a população em dúvida do que aconteceria no segundo turno.
Uma pesquisa também pode não ter credibilidade quando seu questionário é formulado de forma errônea ou duvidosa.
E mesmo que o instituto acerte, fica uma desconfiança por parte dos agentes políticos, do mercado e