ead 1 semestre
ADMINISTRAÇÃO
FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES
EMPRESAS
Ibirubá
2013
JORDANA RIBAS FERNANDES
FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES
EMPRESAS
Trabalho apresentado ao Curso de Aministração da
UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Teoria Geral da Administração.
Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e
Sociedade, Comportamento Organizacional.
Prof. Fabiano Galão, Ivan Campos, Elisa Nantes,
Wilson Sanches, Mônica Silva.
Ibirubá
2013
1 INTRODUÇÃO
Freelancer, também conhecido popularmente no Brasil com freela ou frila, é o termo em inglês para denominar o profissional autônomo, que se auto emprega em diferente empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e entendendo seus clientes de forma independente.
Essa nova forma de organização vem conquistando espaço no mercado de trabalho e atraindo cada vez mais profissionais devido a comodidade para realizar as tarefas.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais.
Baseado nessa constatação, responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocrátics ?
Normalmente um freelancer tem horário de trabalho mais flexíveis e permite um enganjamento maior em projetos que demandam uma dedicação diferenciada, visão mais abrangentes ou independente da cultura organizacional dos clientes.
Como são profissionais autônomos, não possuim uma hierarquia generalista, não possuiem muita formalidade muito menos regulamentos e regras rígidas.Por ter a possibilidade de vivenciar continuamente projetos em diversas empresas, acaba tendo uma percepção generalizada do mercado.
Diferentente de uma organização burocrática, onde apenas o termo burocracia” pode-se trazer várias concepções