E2
Introdução___________________________________________3
John Locke___________________________________________4
Voltaire_____________________________________________6
Jean-Jacques Rousseau_________________________________7
Revoluções Inglesas de 1640 e 1688______________________ 9
Revolução Americana (1776)____________________________11
Revolução Francesa (1789)_____________________________14
Conclusão___________________________________________17
Referências _________________________________________18
Introdução
O Iluminismo foi um movimento filosófico que surgiu em fins do séc. XVII e início do séc. XVIII. Esses homens acreditavam que a razão era a única forma de se chegar ao conhecimento e de se construir uma sociedade mais justa. Para eles, a razão era a luz da humanidade, a luz que iluminaria os homens, daí o nome Iluminismo.
Para os iluministas, todos os homens eram iguais por esse motivo não deveriam receber o mesmo tratamento. A liberdade era fundamental. Qualquer homem deveria ter a liberdade para falar aquilo que quisesse, desde que não interferisse na liberdade do outro. Todos os homens deveriam ser livres para escolher sua religião, fosse qual fosse.
A religião também foi muito criticada pelos iluministas, pois o poder da Igreja estava baseado na fé e não necessitava de provas científicas, contrariando a razão dos iluministas.
As leis deveriam ser formuladas pelas diversas camadas da sociedade e aprovadas por estas camadas, e não impostas por um rei, como acontecia no Estado Absolutista.
Os iluministas também pregavam que todos os homens deveriam ter acesso ao conhecimento científico; para isso, formularam um livro que pudesse conter o maior número de informações possíveis: a Enciclopédia. A Enciclopédia trazia em seu conteúdo diversos assuntos (medicina, filosofia, matemática, física e astronomia) com o máximo de informações sobre eles.
O surgimento das teorias iluministas serviu de base para grandes revoluções , como