E2 bipolos
ELÉTRICA - LABORATORIO
Experimento 2 - Bipólos
Ana Carolina Souza, 140505
Iago Filipe de Oliveira, 140946
Paulo Alberto Misael Spinelli, 141330
Professor: Augusto Ferreira Brandão
Sorocaba / SP
22/09/14
SUMÁRIO
1. OBJETIVO 3
2. INTRODUÇÃO 3
3. MATERIAIS UTILIZADOS 5
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 5
5. ANÁLISE DE DADOS 6
6. CONCLUSÃO 9
7. BIBLIOGRAFIAS 9
1. OBJETIVO
- Realizar o estudo e classificação de diversos bipólos.
2. INTRODUÇÃO
Todo elemento em circuitos elétricos que possuem dois terminais para conexão no circuito e denominado de bipólo. Existem praticamente dois tipos de bipólos, que são conhecidos como bipólo gerador e o bipólo receptor, a diferença entre eles e que o primeiro realiza a conversão de qualquer energia em energia elétrica, ou seja, emite energia elétrica no circuito já o segundo realiza a conversão da energia elétrica em qualquer outro tipo de energia, ou seja, recebe energia elétrica do circuito. A figura 1.1 ilustra o bipólo gerador e o bipólo receptor.
Figura 1.1 – Bipólo gerador e bipólo receptor.
Todo bipólo para ser classificado deve-se primeiramente levantar a cursa de tensão por corrente e classifica-lo de acordo com as três características, que são: Ativo ou Passivo, Simétrico ou Assimétrico e Linear e não Linear, segue um breve resumo de como classificar por completo um bipólo.
Ativo ou Passivo: O bipólo ativo e o elemento que emite energia no circuito e o seu gráfico de VxI não passa pela coordenada 0,0 (origem do gráfico). Já o bipólo passivo e aquele que recebe energia do circuito e o seu gráfico de VxI passa pela coordenada 0,0 (origem do gráfico), conforme a figura 1.2.
Figura 1.2 – Bipólo ativo e bipólo passivo.
Simétrico ou Assimétrico: Analisando a gráfico de VxI pode-se dizer que o bipólo será simétrico se o seu gráfico for igual para as tensões positivas e negativas, já os bipólos serão assimétricos quando o seu gráfico de VxI não forem iguais para tensões positivas