Dúvidas Gestão Fin
A taxa SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é a taxa de financiamento no mercado interbancário para operações de um dia, ou overnight, que possuem garantia em títulos públicos federais, essa taxa é usada para operações de curto prazo entre bancos, quando precisam tomar recursos de outros bancos por um dia, visando reduzir o custo e a remuneração da transação. A Selic varia diariamente, mas possui sua meta definida pelo Copom, por ser de curtíssimo prazo, essa taxa acaba por servir de referência para todas as demais taxas da economia (maior o prazo=maior risco=maior taxa). A Selic serve como instrumento para manter a inflação sob controle. Com isso o Banco Central pode aquecer ou desaquecer a economia e influenciar nos principais indicadores de crescimento do país.
Fontes:
http://www.infoescola.com/economia/taxa-selic/ http://exame.abril.com.br/economia/noticias/o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-selic Discursiva 1: Intermediação Financeira
A intermediação financeira tem a função de captar recursos de agentes econômicos superavitários (poupadores) e transferir para os deficitários (investidores), sendo remunerado para isso. Os intermediários financeiros tendem a compatibilizar as necessidades dos agentes, minimizando ou eliminando algumas dificuldades entre as negociações (prazos e riscos). O funcionamento do sistema bancário pode gerar perdas ou ganhos para as regiões de um país, uma vez que, internamente, não existem barreiras e os recursos financeiros fluem livremente, em busca de melhores investimentos, maiores ganhos e menores riscos. O desenvolvimento da intermediação financeira aumenta a taxa de crescimento do país, pode impactar na pobreza e afetar diretamente o bem-estar, na medida em que amplia o acesso aos serviços financeiros. Em resumo, a intermediação financeira interfere na economia do país, conciliando o interesse entre poupadores e investidores.
Economia
Fórum 1:
A economia positiva apresenta a economia