Dúvida sobre um Trabalho Escolar referente a um Tema Filosófico, sendo ele Religião.
As mais remotas raízes conhecidas da tradição cultural e religiosa remontam ao 3° e 2° milênio antes de nossa Era, e se situam na Mesopotâmia, às margens do rio Eufrates e rio Tigre (hoje Iraque e Kuwait).
A importância da civilização pioneira do Egito e de sua religião está em haver transmitido influências as mais diversas sobre os judeus, fenícios e gregos.
A religião judaica exerceu notável influência no mundo, tanto pelas suas formas consideradas especificamente judaicas, como por aquelas que se diferenciaram em formas neo-judaicas, de que o cristianismo é a principal.
A importância da religião homérica está em ter sido do Ocidente, e a importância da religião persa em ter influenciado posteriormente ao mundo dos crentes da homérica, e também da judaica desde a alta antiguidade. E si influenciou à religião homérica e à judaica, foi refletir-se finalmente no cristianismo.
O cristianismo, por exemplo, conta com a promessa de Jesus, de que aqueles, que neguem ao egoísmo, por amor ao Reino de Deus, terão um grande galardão no céu.
A interpretação histórico-crítica parece descobrir como o cristianismo, depois de nascido, teve fases próprias de desenvolvimento, em que a primeira é especificamente judaica, e a seguinte é helênico romana.
O islamismo, fundado pelo árabe Maomé (c. 570-632), de quem se conta ter tido visões, é uma religião a primeira vista recente, comparada com as grandes tradições religiosas do Oriente Médio e do Ocidente. Ainda que resultante desta reformulação recente, operada por Maomé, as raízes do islamismo são tão antigas quanto as de outras religiões.
A Igreja Ortodoxa, definida separada, desde 1054, da chefia suprema do bispo de Roma, ou Papa, deu curso diferente ao contexto geral do cristianismo, agora dividido em dois blocos. Esta divisão dos cristãos se agravaria mais tarde, a partir de 1517, quando no Ocidente ocorria ainda a separação de católicos e protestantes
DESTAQUES:
Reação de