Dê uma vida a um amigo, é grátis!
Aluno: Pedro Henrique Dias Turma: B
1. Quais são as maneiras de se determinar o sexo de uma pessoa?
Atraves dos exames de DNA, cromatina ou cariótipo (Determinação do sexo zigótico/cromossômico, determinação do sexo gonático, determinação do sexo anatômico genital)
2. Qual seria a genitália interna e externa de um rato cuja gônada embrionária tenha sido extirpada antes da diferenciação gonadal?
Indiferenciada
3. Qual é a diferença entre hermafroditismo verdadeiro e pseudo-hermafroditismo?
O pseudo-hermafroditismo, também conhecido como genitália ambígua, trata-se de uma condição na qual o individuo apresenta um único sexo cromossômico e gonadal, mas combina as características de ambos os sexos na genitália exterior, gerando duvida quanto ao verdadeiro sexo. Na maior parte dos casos (75%), ambos os tipos de tecido gonadal (ovário e testículo) estão presentes em duas gônadas mistas, denominadas ovotestis; em outros casos, de um lado do corpo encontra-se um testículo e um ovário podendo tambem ser os ovotéstis de um lado e um testículo ou ovário do outro.
O hermafroditismo verdadeiro é um distúrbio raro em que a criança nasce com ambos os órgãos sexuais femininos e masculinos internos e externos bem formados, embora somente um se desenvolva normalmente, deixando o outro atrofiado.
4. Uma pessoa apresenta cariótipo 45, X0 e daltonismo (anomalia causada por gene recessivolocalizado no cromossomo X). Seus genitores são fenotipicamente normais. Sobre isto,pergunta-se:
a. Qual é o sexo desse indivíduo?
Mulher (sexo feminino)
b. De quem (do pai ou da mãe) o indivíduo herdou o gene para o daltonismo?
Da mãe
c. Qual é o nome da alteração cromossômica que esse indivíduo apresenta?
Sindrome de Turner 45,x
d. A aberração cromossômica surgiu por alteração na espermatogênese ou na ovulogênese?
Ovulogenese, pela ausência de 1x? (ver essa resposta)
Transmissivel por