Déficits de aprendizagem
TRABALHO DE PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
PARANAVAÍ
-2013-
Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR.
Paranavaí, 12 de agosto de 2013.
Componente Curricular: Psicologia da Aprendizagem.
Docente: Lygia Christina Zerbato de Moraes.
Discente: Larissa Tescaro Gehring.
Ano: 2º Turno: T2 Curso: Pedagogia Sala: 67.
Questões avaliativas do 3º bimestre
1. O QUE É DISLEXIA?
Dislexia é uma específica dificuldade de aprendizado da Linguagem: em Leitura, Soletração, Escrita, em Linguagem Expressiva ou Receptiva, em Razão e Cálculo Matemáticos, como na Linguagem Corporal e Social. Não tem como causa falta de interesse, de motivação, de esforço ou de vontade, como nada tem a ver com acuidade visual ou auditiva como causa primária. Dificuldades no aprendizado da leitura, em diferentes graus, é característica evidenciada em cerca de 80% dos disléxicos.
O Dr. Breitmeyer descobriu que há dois mecanismos inter-relacionados no ato de ler: o mecanismo de fixação visual e o mecanismo de transição ocular que, mais tarde, foram estudados pelo Dr. William Lovegrove e seus colaboradores, e demonstraram que crianças disléxicas e não-disléxicas não apresentaram diferença na fixação visual ao ler; mas que os disléxicos, porém, encontraram dificuldades significativas em seu mecanismo de transição no correr dos olhos, em seu ato de mudança de foco de uma sílaba à seguinte, fazendo com que a palavra passasse a ser percebida, visualmente, como se estivesse borrada, com traçado carregado e sobreposto. Sensação que dificultava a discriminação visual das letras que formavam a palavra escrita. Como bem figura uma educadora e especialista alemã, "... É como se as palavras dançassem e pulassem diante dos olhos do disléxico".
2. O QUE É TDA?
O Transtorno do Déficit de Atenção é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas e ambientais, que surge na infância e costuma