DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE
1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO
1.1.1 O Papel da Escola
A escola representa um papel importantíssimo, pois seu objetivo é desenvolver a educação de maneira sistemática, dentro de um contexto organizado e pedagogicamente preparado. O Estado tem obrigação de garantir esse direito ao indivíduo e a educação escolar deve relacionar a prática social ao aprendizado do estudante. Deve ter em seus pressupostos uma visão abrangente do seu aluno, não só no presente, mas numa perspectiva futura, ou seja, é necessário que capacite o cidadão a desenvolver, criar, perceber o mundo nos seus mais diferentes aspectos (econômicos, sociais, políticos, humanísticos), sempre reconhecendo, aceitando e valorizando os conhecimentos que o indivíduo trouxer de fora da escola. Afinal, a educação se desenvolve a partir de diferentes veículos.
Os pressupostos acima apresentados estão contidos na LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que chama a atenção, justamente, pelas características inovadoras, flexíveis, vanguardistas, direcionada para um processo educativo participativo e democrático:
Art. 54 § III. Do Estatuto da Criança e do Adolescente pode ser aplicado às crianças que apresentam TDAH e necessitam de uma educação especial. O Art. 54. É dever do Estado assegurar a