Dádiva de sangue
O sangue tem uma importância enorme na vida humana e mesmo ao nível do nosso imaginário tem um papel e um peso fundamentais.
Qual a importância do sangue?
O sangue é um tecido composto por várias células suspensas num líquido chamado plasma. O plasma é constituído por água, sais minerais, moléculas hidrossolúveis. O sangue é constituído por glóbulos vermelhos e glóbulos brancos e as plaquetas. O órgão que produz estas células é a medula óssea. O sangue cumpre funções essenciais ao organismo, como o transporte de oxigénio, nutrientes, hormonas, dióxido de carbono e outros produtos do catabolismo.
Porquê dar sangue?
O sangue é algo que não se fabrica. Por isso, quando são necessárias transfusões apenas se pode contar com o sangue que existe nos serviços de sangue, o qual depende do gesto humano daqueles que doam o seu sangue. Todos os dias é necessário sangue nos hospitais: para pessoas que sofrem de anemia, que sofreram acidentes ou que foram submetidas a cirurgias, quimioterapia, entre outros casos. Por isso é importante dar sangue.
Quem pode dar sangue?
Podem dar sangue todas as pessoas saudáveis, com idades entre os 18 e os 65 anos e peso superior a 50 quilos. Para a primeira dádiva o limite de idade é de 60 anos. Os homens podem dar sangue de três em três meses e as mulheres de quatro em quatro meses. Quando se vai dar sangue não se deve estar em jejum. Deve-se, antes, comer uma refeição livre de gorduras e álcool, como uma sanduíche ou um sumo. O dador de sangue é sempre observado pelo médico antes da doação, sendo submetido a alguns exames sumários. Caso se registe alguma anomalia que possa significar prejuízo para a saúde do doador, a doação será suspensa.
Onde dar sangue?
Nos centros regionais de sangue do Instituto Português do Sangue em Lisboa, Porto e Coimbra. Também pode dar sangue nos locais onde se efectuam brigadas móveis de colheita de